Histórico

O Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires - GEPEHP, surgiu inicialmente com a ideia de ser um grupo de estudos formado por pessoas que desejassem discutir temas que as Casas Espíritas não ofereciam e nem permitiam abertura. Portanto a ideia inicial não era fundar um Centro Espírita, mas formar um grupo para estudos e pesquisas espíritas. As primeiras reuniões iniciaram no ano de 1992 e a intenção era que o grupo tivesse uma liderança, não uma diretoria constituída. Os estudos seriam realizados conforme as necessidades do grupo ou conforme as circunstâncias exigissem e poderiam ser abordados e discutidos à luz da Doutrina Espírita; problemas sociais, fenomenologia, mediunidade, discutir educação sexual, transcomunicação instrumental, TVP, aspectos políticos, tudo sem fechar a questão, tendo como finalidade o estudo e a interpretação à luz da Doutrina Espírita. O objetivo inicial não foi alcançado, porque as pessoas se afastavam do grupo sentindo a falta de palestras, passes, atendimentos.

Estes acontecimentos aliados as dificuldades que o grupo enfrentava para conseguir um local adequado para suas reuniões, e talvez pela ideia inovadora dos estudos, acabaram mudando a proposta inicial e então para não dispersar o potencial de trabalho existente, decidiu-se transformar o Grupo de Estudos e Pesquisas num Centro Espírita, buscando sempre manter o princípio de priorizar o estudo sistemático das Obras Básicas da Codificação. A escolha do nome Herculano Pires é explicado pelo fato que entre as pessoas que participavam do Grupo, muitas tinham afinidades com as ideias deste extraordinário Espírita.

Dois anos mais tarde, no dia três de outubro de mil novecentos e noventa e quatro, aquelas e outras pessoas reuniram-se com a finalidade de fundar uma sociedade espírita, que recebeu o nome de Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires - GEPEHP, nome escolhido por unanimidade para homenagear este personagem do movimento espírita brasileiro. O Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires – GEPEHP, é uma organização civil de direito privado, sem finalidade lucrativa, tendo sua sede na cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo – Brasil. O GEPEHP, tem por finalidade, o estudo e aplicação prática da Doutrina Espírita, com base na obra de ALLAN KARDEC. O efetivo estudo e as pesquisas visam dar conhecimento e comprovar a imortalidade do espírito, a mediunidade; assim como as teses filosóficas e científicas do Espiritismo. O Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires – GEPEHP, procura manter intercâmbio cultural, científico e moral com outras entidades congêneres e afins e em especial com o movimento de unificação paulista e brasileiro. Seu primeiro presidente eleito foi Amilcar Del Chiaro Filho, que desencarnou em 30 de novembro de 2006. Dezesseis anos já se passaram desde a fundação, e graças a bondade e carinho de muitas pessoas que nos apoiaram em todos os sentidos, inclusive cedendo-nos inicialmente o espaço para as reuniões, nosso Grupo permanece no firme propósito de aprender e ensinar Espiritismo, oferecer o consolo e o esclarecimento à todos que nos procuram. Alguns companheiros já se foram, mas temos certeza de que onde estiverem eles estão firmes nos seus ideais de aprender e servir.

Conectados

Temos 134 visitantes e Nenhum membro online

Newsletter.

Preencha o campo abaixo, e cadastre-se para receber novidades por e-mail sobre nossas atividades.